Institucional

Notícias


IV Simpósio Brasileiro de Nutrição de Plantas acontece de 09 a 11 de abril de 2014
Assessoria de Comunicação Funep — (07/04/2014)


De 09 a 11 de abril de 2014 acontece no Centro de Convenções da Unesp/FCAV - Câmpus de Jaboticabal o IV Simpósio Brasileiro sobre Nutrição de Plantas Aplicada em Sistemas de Alta Produtividade, coordenado pelo Prof. Dr. Renato de Mello Prado, chefe do Departamento de Solos e Adubos da Faculdade, com o apoio da Funep, CNPq, CAPES, FAPESP e Fundação Agrisus.

Faça sua inscrição: http://goo.gl/WkW5MT

Confira a entrevista com o Prof. Dr. Renato de Mello Prado, livre docente em Nutrição de Plantas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Fez pós-doutorado na Universidad Córdoba/Espanha e na Universidad Pública de Navarra/Espanha e é professor adjunto da disciplina Nutrição de Plantas da UNESP, Câmpus Jaboticabal, em cursos de Graduação e de Pós-Graduação.

Funep O que o curso proporcionará aos participantes?
Prof. Renato O 4º Simpósio Brasileiro sobre Nutrição de Plantas Aplicada a Sistemas de Alta Produtividade, terá como tema espécies florestais e palmeiras e apresentará 19 palestras com renomados especialistas.

Funep Quais os destaques em relação à edição anterior?
Prof. Renato Além das palestras, haverá a publicação um livro que irá reunir os temas abordados no simpósio, sendo uma excelente fonte de consulta do conhecimento atual da nutrição e adubação das principais espécies florestais e palmeiras do Brasil. O objetivo é consolidar conceitos e ampliar a discussão sobre o assunto.

Funep Este curso é recomendado para qual público?
Prof. Renato O evento é destinado aos técnicos, estudantes da graduação e da pós-graduação e pesquisadores que atuam na área agronômica.

Funep Qual a importância dos cursos nesta área?
Prof. Renato O cultivo de espécies florestais e palmeiras nas últimas décadas no Brasil caracterizam-se por uso restrito de insumos, especialmente materiais corretivos e de fertilizantes e aliado a baixa fertilidade dos solos tropicais, o que pode explicar, pelo menos em parte, a ocorrência de desordens nutricionais. Estas desordens podem implicar em prejuízos na produtividade, na rentabilidade e no ambiente. E também predispor à planta maior incidência de doenças e pragas.

A globalização determinou, e continua promovendo, rápidas modificações na agricultura brasileira, as quais, como consequência, vem selecionando produtores não só que tenham melhor visão de mercado e capacidade de gestão da atividade, mas, principalmente, aqueles com capacidade em modificar e melhorar seu modo de produção, de maneira a torná-lo mais competitivo.

Ou seja, tem exigido do produtor e do técnico-assessor aprofundamento e aperfeiçoamento de seus conhecimentos na área da fisiologia, nutrição e adubação de plantas. Entre os muitos fatores de produção com que o produtor deve se preocupar, conhecer e fazer bom uso da diagnose do estado nutricional das plantas é de relevante importância para melhorar o manejo da fertilização de seus cultivos, especificamente das espécies florestais e palmeiras.

O evento está sendo organizado pelo GENPLANT - Grupo de Estudos em Nutrição de Plantas da UNESP junto com a FUNEP. E tem apoio das agências de fomento como FAPESP, CAPES e Fundação Agrisus.
 



> Institucional
> Projetos
> Eventos
> Livraria / Editora
> Área do usuário
Todos os direitos reservados | FUNEP Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Extensão | 1979 - 2019 | Desenvolvimento Daksa