Institucional

Notícias


Doutoranda da FCAV recebe prêmio em Simpósio de Ecotoxicologia
Assessoria de Imprensa Unesp / Jaboticabal — (14/05/2014)


O trabalho premiado faz parte das pesquisas do Laboratório de Ecotoxicologia da Faculdade

A doutoranda Juliana Heloisa Pinê Américo, da Unesp/FCAV – Câmpus de Jaboticabal, recebeu prêmio de Menção Honrosa de melhor trabalho apresentado durante o II Simpósio de Ecotoxicologia realizado de 14 a 16 de abril, na Unesp de Rio Claro. O título do trabalho premiado é “Classificação ecotoxicológica do inseticida carbofuran para a macrófita Lemna minor”. O objetivo deste estudo foi avaliar a toxicidade do carbofuran, um dos principais inseticidas e nematicidas utilizados na cultura de cana-de-açúcar na região, para a macrófita aquática Lemna minor.

“A importância do trabalho justifica-se pelo aumento no volume de agrotóxicos utilizados nas áreas agrícolas que pode contaminar os ambientes aquáticos e causar efeitos indesejáveis como intoxicação e morte de organismos não-alvos, como microcrustáceos, macrófita Lemna minor, caramujos e peixes, provocando desequilíbrios nos ecossistemas aquáticos”, explica Juliana.

Este trabalho faz parte da tese de doutorado de Juliana Américo, sob a orientação do Prof. Dr. Joaquim Gonçalves Machado Neto, docente do Departamento de Fitossanidade e responsável pelo Laboratório de Ecotoxicologia dos Agrotóxicos e Saúde Ocupacional – LABORSEG da FCAV, onde o trabalho está sendo desenvolvido.

"O prêmio é um reconhecimento dos trabalhos na área de Ecotoxicologia que são desenvolvidos pela equipe do LABORSEG. Muitos trabalhos são realizados não apenas na FCAV, mais também em outras instituições. Sendo assim, é uma honra que dentre tantos trabalhos o do nosso laboratório foi reconhecido como o melhor em um evento da área de Ecotoxicologia. A menção honrosa não só atribui valor ao nosso próprio desenvolvimento como pesquisadores, mas também ao nosso laboratório que tenta desenvolver estudos da melhor forma possível, de modo a gerar novos conhecimentos em nossa área de pesquisa", declarou Juliana.

Mais informações sobre a pesquisa podem ser adquiridas em contato com a doutoranda Juliana, pelo e-mail americo.ju@gmail.com.

Texto: Mariana Trevisoli - Assessoria de Imprensa Unesp / Jaboticabal
 

Veja Também

Eventos

Livros


> Institucional
> Projetos
> Eventos
> Livraria / Editora
> Área do usuário
Todos os direitos reservados | FUNEP Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Extensão | 1979 - 2019 | Desenvolvimento Daksa