Institucional

Notícias


Entrevista com o Prof. Dr. Pedro Alves sobre o Simpósio Técnico da Cultura do Eucalipto
Assessoria de Comunicação Funep — (21/05/2014)


Na primeira quinzena de maio ocorreu no Centro de Convenções da Unesp/FCAV o “Simpósio Técnico da Cultura do Eucalipto”. O evento reuniu estudantes, pesquisadores e produtores da área.

Veja a entrevista com o Prof. Dr. Pedro Luís da Costa Aguiar Alves, coordenador do evento e professor com experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Matologia, atuando principalmente nos seguintes temas: competição, plantas daninhas, herbicidas, alelopatia e eucalipto.

Funep O objetivo do curso foi atingido?
Prof. Alves Sim, o objetivo foi plenamente atingido, ou seja, gerar um fórum local de discussão dos problemas da cultura.

Funep Como está a cultura do eucalipto no Brasil?
Prof. Alves A cultura do eucalipto está em constante expansão, para novas fronteiras, pois ela atende o mercado nacional e internacional.

Funep Quais as principais doenças que atingem essa cultura e os atuais métodos de prevenção e controle?
Prof. Alves Acredito que a principal doença ainda continue sendo a ferrugem e o principal método de controle é por meio de espécies e híbridos resistentes.

Funep As plantas daninhas apresentam algum risco sobre o desenvolvimento inicial de plantas de eucalipto?
Prof. Alves As plantas daninhas interferem direta e indiretamente no desenvolvimento da cultura, sobretudo nos dois primeiros anos, quando poderão causar perdas significativas de produção (quanti e qualitativas). Ao final do ciclo, interferem no processo de colheita. Além desses danos diretos, ainda proporcionam prejuízos indiretos, como abrigar animais peçonhentos, aumentar risco de incêndio, entre outros problemas.

Funep Quais os avanços que foram apresentados referente ao processo de mecanização e para o cultivo da cultura como um todo?
Prof. Alves Nos avanços no processo de mecanização da cultura destaca-se o preparo do solo e a operação de subsolagem, com aumento de rendimento associado a economia de combustível, e no plantio destaca-se a plantadeira, que otimizou e racionalizou a operação.

Funep Qual a importância do manejo de brotação para o sucesso de florestas de reflorestamento?
Prof. Alves O manejo da brotação permite a recondução economicamente viável do eucaliptal após o primeiro corte, resultando em diminuição de gasto com menor impacto ambiental.

A programação do simpósio abordou os temas “Perspectivas e habilidades da cultura do eucalipto no Brasil”, “Conservação, preparo de solo e adubação”, “Prevenção e controle de doenças na cultura do eucalipto”, “Controle de pragas na cultura do eucalipto”, “Manejo de brotação”, “Avanços da mecanização”, dentre outros.

O professor Pedro Alves destacou ainda que todos os presentes elogiaram o evento, na esperança que ele seja reeditado.
 



> Institucional
> Projetos
> Eventos
> Livraria / Editora
> Área do usuário
Todos os direitos reservados | FUNEP Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Extensão | 1979 - 2019 | Desenvolvimento Daksa