Institucional

Notícias


Funep apoia a reforma de prédio para a nova sede do Centro de Esterilização de Caninos e Felinos da APA/UNESP
Assessoria de Comunicação Funep — (15/07/2014)


Desde 2001 o município de Jaboticabal conta com a Associação Protetora dos Animais (APA). A APA realiza esterilizações no Centro de Esterilização de Caninos e Felinos (CEAPA), localizado provisoriamente no Setor de Cunicultura do Câmpus da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – Unesp/FCAV Jaboticabal.
 

Desde o início desta atividade, mais de 15 mil caninos e felinos, com ênfase maior em fêmeas, de ambas as espécies, já foram esterilizados. O serviço é realizado por pós-graduandos com o apoio de alunos da graduação em medicina veterinária da FCAV, com a supervisão do Prof. Dr. Gilson Helio Toniollo, docente do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Reprodução Animal da FCAV e atual Diretor-Presidente da Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Extensão – Funep.
 

No início de 2014 o Prof. Dr. Jeffrey Frederico Lui, presidente da APA e docente do Departamento de Zootecnia da FCAV, conquistou para a Associação uma sede própria para o Centro de Esterilização. A Diretoria da Faculdade realizou a doação de um prédio (uma casa antiga da colônia de funcionários do Câmpus, até então desativada).
 

A Funep também apoiou a reforma do prédio com auxílio financeiro, que será utilizado para o pagamento de parte das despesas com mão de obra da reforma que está sendo executada pela empresa S&A Construções Ana Lucia Antunes. A Funep já apoiou a Associação em outras oportunidades doando equipamentos e mobiliários.
 

Além do trabalho de esterilização, a APA auxilia clinicamente animais errantes ou cujos proprietários sejam de baixa renda, além de realizar doação de animais, abrigo, orientação dos proprietários para o bem-estar dos animais e localização de locais problemas, como no caso de maus tratos.
 

O Presidente da APA informou que a reforma contou também com o apoio da VUNESP e de terceiros. Interessados em colaborar com esta e outras ações realizadas, pode contatar a Associação por meio do site www.apajaboticabal.org.brou pelo telefone (16) 9 9992-4457.
 

O serviço de esterilização para pessoas de baixa renda é totalmente gratuito, mas para as pessoas que podem colaborar, a Associação solicita a quantia de R$ 50 a R$ 70, para amenizar os custos que são altos, principalmente devido ao uso de anestésicos. Os animais operados recebem de graça os medicamentos para o pronto restabelecimento.
 

"Nós só atendemos pessoas de baixa renda ou que estão abrigando animais de ruas ou abandonados. Para a castração, não temos como fazer essa seleção, pois entendemos que os animais não castrados são potencialmente produtores de crias indesejáveis que poderão ser abandonadas futuramente nas ruas e zona rural. A castração em uma clínica ou hospital veterinário custa muito, pois os custos da cirurgia são altos e a APA solicita uma pequena contribuição e subsidia o resto, pois o objetivo principal é o controle populacional de caninos e felinos em Jaboticabal e região”, esclarece o Prof. Jeffrey Lui.
 

Para agendar o serviço de esterilização os interessados devem entrar em contato pelo telefone (16) 3209-7507 ou pelo site da Associação.
 

Veja Também

Eventos

Livros


> Institucional
> Projetos
> Eventos
> Livraria / Editora
> Área do usuário
Todos os direitos reservados | FUNEP Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Extensão | 1979 - 2019 | Desenvolvimento Daksa