Institucional

Notícias


Jaboticabal inaugura Jardim Sensorial
Assessoria de Comunicação Funep — (12/11/2013)


Em outubro, foi inaugurado o Jardim Sensorial com Frutíferas “Antonio A. Bellodi Junior”, resultado de projeto de extensão realizado no Cetap/Apae de Jaboticabal.

Com apoio financeiro da Pró-reitoria de Extensão Universitária (Proex) da Unesp, a iniciativa é coordenada por Renata Aparecida de Andrade, professora do Departamento de Produção Vegetal do Câmpus de Jaboticabal.

O nome do jardim é uma homenagem ao filho já falecido de Antonio A. Bellodi, presidente da Apae de Jaboticabal e apoiador do projeto. Para implementar a iniciativa, Renata teve o auxílio de alunos integrantes do Grupo de Pesquisa e Extensão em Fruticultura (GPEFruti).

"Este jardim é uma fonte inesgotável de possibilidades de trabalhos pedagógicos e psicológicos, que certamente será muito bem explorado pelos professores da APAE. É um local onde muitas atividades podem ser realizadas, inclusive visitação pública e de outras instituições, de forma que mais pessoas possam se beneficiar. O Jardim visa qualidade de vida e bem estar aos alunos que frequentam a APAE, sendo projetado de forma a ser um local agradável e harmônico, propiciando desenvolvimento psicopedagógico pelo estímulo dos sentidos (tato, olfato, visão, paladar e audição), utilizando, para tanto, plantas com diferentes texturas, colorações e odores de flores, folhas e frutos, além de distintos sabores de frutos", afirma Renata.

“Realizar este projeto foi mais uma forma de colocar em prática com os alunos tudo aquilo que aprendem no âmbito da Universidade, evidencia a importância da extensão e realização de projetos voltados à comunidade, gerando reflexos positivos e construtivos, além de proporcionar grande crescimento profissional e pessoal a todos os envolvidos. Durante toda a fase de implantação, os alunos da APAE constantemente visitavam o local, sempre com muito carinho comigo e com minha equipe de alunos. Não foi então apenas um trabalho de projeto e execução, apenas com parte técnica de plantio, houve um lado humano muito forte abrangido. Não há como ficar indiferente ao carinho recebido e à pureza de coração daqueles alunos”, conclui a professora.

Fonte: Portal da Unesp
 



> Institucional
> Projetos
> Eventos
> Livraria / Editora
> Área do usuário
Todos os direitos reservados | FUNEP Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Extensão | 1979 - 2019 | Desenvolvimento Daksa