Institucional

Notícias


Curso Inovador no Brasil: Prótese Total da Articulação Coxofemoral
Assessoria de Comunicação Funep — (06/02/2014)


Olá!

Gostaria de agradecer a todos os participantes do curso, a direção da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp de Jaboticabal, a Comissão Organizadora do evento, a Funep e a empresa patrocinadora do curso, pelo apoio e confiança nesta proposta inovadora.

Este foi o primeiro curso prático em prótese total de quadril em cães, realizado no Brasil. Motivo de orgulho dos organizadores, que estão entre os pioneiros da realização desta técnica no país.

O curso se destacou por apresentar carga horária predominantemente prática, o que elevou as estratégias didáticas do curso. O interessante é que esse grupo organizador oferecerá o curso anualmente na Unesp de Jaboticabal. E também organizará edições especiais, levando este aprendizado aos profissionais veterinários de diversas cidades brasileiras.
Prof. Dr. Bruno Watanabe Minto

Veja o comentário do engenheiro Rafael Santos (palestrante) e do estudante Tiago Prada (mestrando em Cirurgia Veterinária) nesse vídeo: http://goo.gl/qj32A4

Acesse o álbum de fotos do evento: http://goo.gl/WffOyP

Confira a entrevista com o professor Bruno, sobre os resultados do “I Curso Teórico Prático de Prótese Total da Articulação Coxofemoral”. Ele é líder do grupo de pesquisa de Ortopedia e Neurocirurgia Veterinária da FCAV/Unesp Jaboticabal e pesquisador em Oncologia Veterinária. Atua nas linhas de pesquisa em Cirurgia Reconstrutiva, Marcadores prognósticos e preditivos das neoplasias nos animais domésticos, Neurocirurgia e Ortopedia Veterinária.

Funep O objetivo do curso foi atingido?
Bruno Sim, ainda mais porque fechamos todas as inscrições sem fazer muita divulgação, apenas com os contatos de profissionais que atuam no mercado.

Funep Quais são os principais benefícios da cirurgia de quadril?
Bruno Tratar a artrose grave do quadril, promovendo excelente função articular sem a presença de dor.

Funep Quais materiais são utilizados na prótese de quadril e qual o mais indicado?
Bruno Existem próteses cimentadas, fixadas com auxílio do cimento ósseo. E as não cimentadas, que se beneficiam de um sistema de osteointegração em superfícies próprias de revestimento dos componentes protéticos. Esta segunda é superior tanto em resultados clínicos quanto nos reduzidos índices de complicações.

Funep Quando fazer a cirurgia?
Bruno Naquelas articulações que perderam a função aceitável ou mesmo cronicamente dolorosas, especialmente as que não podem ser tratadas com outras terapias.

Funep É necessário o acompanhamento médico rotineiro em pacientes com prótese de quadril?
Bruno Sim. No primeiro ano é importante reavaliar o paciente mensalmente. Após este período consultas anuais podem ser realizadas.

Funep Quais os temas que poderão ser abordados na próxima edição?
Bruno Como diferencial, teremos o comprometimento da comissão organizadora, para que cada edição apresente toda e qualquer atualização no tema, assim como novos implantes desenvolvidos.

Comissão Organizadora:
Prof. Dr. Wanderley Severo dos Santos Junior (UFRRJ e diplomado em substituição total de quadril pela Biomedtrix-EUA)
Prof. Dr. André Luis Selmi (Doutorado em Cirurgia Veterinária/ Unesp Jaboticabal e docente na Universidade Anhembi Morumbi/SP)
Prof. Dr. Bruno Watanabe Minto (Doutorado Cirurgia de Pequenos Animais/Unesp Botucatu)
Tiago Carmagnani Prada (Mestrando em Cirurgia Veterinária/Unesp Jaboticabal)
 



> Institucional
> Projetos
> Eventos
> Livraria / Editora
> Área do usuário
Todos os direitos reservados | FUNEP Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Extensão | 1979 - 2019 | Desenvolvimento Daksa