Institucional

Notícias


Entrevista sobre o livro ?Tópicos em Física do Solo - Vol.3?, com a Professora Carolina Fernandes
Assessoria de Comunicação Funep — (20/02/2014)


Organizadora dos três volumes do livro “Tópicos em Física do Solo”, acompanhe a entrevista com a Professora Dra. Carolina Fernandes, docente e pesquisadora na área de Física do Solo e Manejo do Solo, do Departamento de Solos e Adubos da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Unesp, Câmpus de Jaboticabal.

Funep Fale um pouco como foi o processo para a publicação dos três volumes do livro “Tópicos em Física do Solo”?
Profa. Fernandes A ideia surgiu em uma conversa com os alunos de pós-graduação, em 2011, durante as aulas da disciplina “Qualidade Física do Solo, que é ministrada no primeiro semestre de cada ano letivo. Durante o semestre, os alunos são direcionados a pesquisar assuntos relevantes e relacionados com a Qualidade Física do Solo para realizarem uma revisão bibliográfica. A solicitação dos alunos foi que organizássemos uma publicação. Aceitei o desafio, com a condição de que o material tivesse qualidade e não fosse apenas mais uma publicação em seus currículos. Portanto, o material é resultado das revisões bibliográficas que os alunos realizam durante o curso. Assim, o volume 3 é produto da minha terceira turma de pós-graduação. Se observarmos o sumário dos dois primeiros volumes, verificamos que alguns assuntos se repetem, como matéria orgânica, plantas de cobertura, sistemas conservacionistas, pois são assuntos tradicionais na área de qualidade física do solo, são assuntos importantes, independente da cultura ou da região. O interessante é que a temática se atualiza a cada ano, pois o olhar, o enfoque de cada autor é diferente, ainda que o assunto seja comum. Uma particularidade do segundo volume foi o que chamamos de “terra preta de índio”, que é típica da região Amazônica. Como tivemos alunos dessa região, o assunto foi muito discutido, sendo novo para nós da região Sudeste.

Funep A qualidade física do solo pode influenciar no plantio das culturas?
Profa. Fernandes Certamente. A qualidade do solo só terá sentido se a planta responder a essa qualidade. O nosso propósito é aumentar a produtividade de todas as culturas com sustentabilidade. Então a qualidade física do solo, no nosso caso específico, influencia diretamente o desenvolvimento da cultura. O foco da pesquisa é a busca de como melhorar a qualidade física do solo para que a cultura responda aos atributos que provocam mudanças em seu desenvolvimento. O ponto não é somente melhorar o solo, mas fazer com que a cultura obtenha um retorno em produtividade, decorrente dessa melhoria.

Funep Conte um pouco sobre o terceiro volume e os assuntos adicionais que serão tratados?
Profa. Fernandes O terceiro volume traz assuntos bem novos, como a Espectroscopia de Reflectância Difusa, que é um método indireto utilizado para a avaliação de alguns atributos do solo. É uma linha de pesquisa do Grupo CSME, sob a coordenação do Professor Doutor José Marques Júnior, apresentado em um capítulo específico por seus orientados. Outro assunto bem recente é a integração Lavoura-Pecuária-Floresta, que tem sido vista como uma agricultura de baixo carbono. O capítulo mostra a integração e os efeitos que isso pode trazer para a qualidade física do solo. Além dos demais assuntos tratados e atualizados pelos alunos da pós-graduação.

Funep Para qual público é recomendada a leitura desse material, tão rico em conhecimento teórico e prático?
Profa. Fernandes O “Tópicos em Física do Solo”, por ser resultado de revisões bibliográficas, atende aos alunos de graduação e pós-graduação em Agronomia e Zootecnia. Porém, é importante também para os pesquisadores e para os profissionais do campo, como agricultores, extensionistas e técnicos agrícolas, porque o livro apresenta uma revisão atualizada e aprofundada dos assuntos relacionados à Qualidade Física do Solo. Podemos considerar que o material é um elo entre a Pesquisa e a Extensão. Claro que não podemos afirmar que os assuntos estarão esgotados com esta publicação, mas é um começo muito interessante para a pessoa que está em busca de cada um dos assuntos tratados nele.

Adquira: "Tópicos em Física do Solo - Volume 2", clicando no link: http://goo.gl/37N7X3



> Institucional
> Projetos
> Eventos
> Livraria / Editora
> Área do usuário
Todos os direitos reservados | FUNEP Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Extensão | 1979 - 2019 | Desenvolvimento Daksa